Relaxa, sacode o cansaço da rotina e senta para bater um papo com a gente! Hoje vamos falar sobre um dos princípios da Teoria da Gestalt que é fundamental para quem trabalha com design. Vamos dar uma olhada bem de perto, literalmente, no princípio da Proximidade.
Já ouviu falar? Se não, sem problema nenhum. Se sim, que tal aprimorar ainda mais esse entendimento? Independentemente dos seus conhecimentos, garantimos dizer que ao terminar de ler esse post, você será capaz de aplicar esse princípio. Vamos lá?
Primeiramente, vamos retomar a Teoria da Gestalt. De forma resumida, trata-se de uma abordagem que busca compreender como percebemos e organizamos elementos visuais. Ela é composta por vários princípios que nos ajudam a entender como agrupamos objetos e interpretamos algo como um todo a partir de suas partes.
Um desses princípios é o da Semelhança. De forma simples, se objetos parecem semelhantes – seja por cor, forma, tamanho – a gente tende a achar que eles têm uma relação ou pertencem ao mesmo grupo. Esse princípio é muito usado para criar coesão e continuidade em um design.
Agora vamos ao nosso protagonista do dia: a Proximidade. Esse princípio nos diz que elementos que estão próximos uns dos outros são percebidos como um grupo. E não tem nem tanto a ver com suas características físicas – o que importa aqui é a distância mesmo.
Por exemplo, imagine que você vê um monte de pontos. Alguns estão mais próximos, outros mais distantes. Naturalmente, você acaba agrupando os que estão mais próximos, mesmo que eles não tenham nenhuma outra semelhança!
Mas, baita da lah, como usar isso no design? Simples! Ao projetar um site, por exemplo, você pode agrupar informações relacionadas em blocos próximos, facilitando o entendimento do usuário. Isso também pode ser usado na criação de logotipos, publicidades, dentre outros.
Resumindo, o princípio da Proximidade é sobre enxergar coisas que estão perto umas das outras como um grupo. É um recurso mágico para ajudar o público a organizar a informação visual em sua cabeça.
E aí, fez sentido para você? Vamos trocar uma ideia nos comentários, buscamos sempre a interação! E não esqueça, design é compreensão e não só criação. Por isso, sempre busque entender antes de colocar a mão na massa! Até o próximo post e continue sempre que possível dando uma espiadinha por aqui.