Olá, apaixonados por design!
Se você ama entender como as pequenas partes de um design se encaixam para criar um todo impressionante, então aposto que você já ouviu falar dos princípios da Gestalt. A Gestalt é uma teoria psicológica que explora como nossas mentes percebem e processam as imagens e as formas. E um dos princípios mais intrigantes dessa teoria é o do “Fechamento”. Hoje, vamos mergulhar no incrível mundo do “Fechamento” e ver como ele influencia nossa percepção do design.
Então, o que é o princípio do “Fechamento”? Imagine um quebra-cabeças incompleto. Mesmo sem todas as peças no lugar, seu cérebro está constantemente trabalhando para preencher as lacunas, buscando reconstruir a imagem completa. Isso é o poder do “Fechamento” – nossa tendência natural de ver um todo mesmo quando as partes estão ausentes ou ocultas.
O “Fechamento” é uma ferramenta extremamente poderosa nas mãos de um designer. Ele permite que você comunique efetivamente mesmo quando as informações visuais não estão inteiramente presentes. Quando bem executado, este princípio pode criar designs fascinantes, intrigantes e memoráveis.
Vamos a alguns exemplos práticos? No campo do design gráfico, a aplicação do “Fechamento” é bem comum nos logos. Por exemplo, o famoso logo da Apple. Quem perceber atentamente notará que há uma “mordida” faltando. No entanto, nossa mente não vê apenas uma fruta mordida, vê uma maçã. Da mesma forma, o logo do WWF (World Wildlife Fund) mostra um panda simplificado, mas nossa mente conecta as formas para formar a figura completa.
Inclusive, o “Fechamento” também tem importantes aplicações no design de produtos. Considere, por exemplo, o design de um fone de ouvido sem fio. Muitos fones de ouvido têm um design minimalista, com muitos detalhes e componentes ocultos. No entanto, graças ao princípio de “Fechamento”, ainda percebemos o produto como um “fone de ouvido”, apesar da ausência de alguns elementos tradicionais.
Entender o “Fechamento” nos dá uma nova compreensão de como os designs funcionam e de como nossa mente preenche as ausências para ver um todo coeso. Como designers, podemos aproveitá-lo para criar peças memoráveis que estão tecnicamente incompletas, mas que para nossa mente, são inteiramente completas e intuitivas. Isso é basicamente dar a seu público um quebra-cabeças intrigante para resolver, e quem não ama um bom quebra-cabeças, não é mesmo?
Portanto, enquanto exploramos este mundo fascinante do design, lembrem-se da mágica do “Fechamento”. Ele pode ser um grande aliado em seus futuros projetos. Afinal, dominar a arte de “mostrar menos e comunicar mais” é um truque que todo designer deve ter em sua caixa de ferramentas.
E então, como você aplicará o princípio do “Fechamento” no seu próximo projeto? Deixe seus comentários e vamos continuar essa conversa intrigante!